Uma-posicao-que-voce-pode-nao-conhecer-o-CSO

Hoje em dia, muitas pessoas falam sobre como tornar as empresas mais sustentáveis, mas do que estão falando quando dizem sustentabilidade? Existe uma posição responsável por essa mudança?

Sustentabilidade é a possibilidade de continuidade, e envolve reconhecer o impacto que temos sobre nosso meio ambiente e agir para reduzi-lo para que possamos continuar a existir como uma espécie. Especificamente nos negócios, sustentabilidade significa encontrar uma forma de equilibrar os aspectos sociais e ambientais de uma organização, sem negligenciar a possibilidade de ganhos econômicos.

“É primordial que tomemos consciência de nosso papel como seres humanos nesta Terra e concordemos que a produtividade empresarial deve ir de mãos dadas com uma economia circular, que devolve ao planeta do qual retiramos recursos. A principal mudança tem que estar em nossas mentes. Os proprietários de empresas familiares e membros do conselho de administração devem se concentrar na implementação de políticas sustentáveis antes que seja tarde demais, dados os efeitos devastadores do aquecimento global”. Isabel Carrasco, Associate Partner Page Executive, Chile.

Como a sustentabilidade se combina com a responsabilidade social corporativa (RSC)?

A responsabilidade social corporativa, ou RSC, implica que as organizações se envolvam em questões como o cuidado do meio ambiente ou a redução de sua pegada de carbono. Além dos efeitos a longo prazo dessas ações, elas também são essenciais para atrair e fidelizar jovens talentos, que buscam trabalhar em empresas que compartilham suas prioridades e expectativas, as quais incluem a ecologia.

Uma-posicao-que-voce-pode-nao-conhecer-o-CSO

Liderança em sustentabilidade

Neste contexto, surge um novo papel na C-Suíte: os líderes da sustentabilidade. Eles precisam de uma forte capacidade estratégica para medir os riscos e oportunidades de cada ação relacionada a ESG para manter a competitividade de uma organização. Em última instância, os responsáveis pela sustentabilidade são agentes de transformação que devem inspirar aqueles acima e abaixo deles e revolucionar a cultura corporativa a partir de dentro.

“A conscientização dos cuidados ambientais não deve se limitar aos cargos executivos, mas deve ser planejada para se integrar à cultura da empresa e às práticas de todos os colaboradores. É aqui que entra o Chief Sustainability Officer, um papel estratégico que deve atuar como um agente de transformação”. Isabel Carrasco, Associate Partner Page Executive, Chile.

Leia mais sobre o assunto

Se você se interessou neste artigo, sugerimos que leia nosso e-book 8 Executive Trends, no qual aprofundamos mais sobre a relação das empresas com a sustentabilidade. Além disso, analisamos outros tópicos, tais como:

  • A relação entre finanças e ESG;
  • Diversidade e Inclusão;
  • CHRO no mundo híbrido;
  • CIO e a estratégia digital;
  • A importância da idade para ser C-level;
  • Pessoas com deficiência no local de trabalho;
  • Planejamento de sucessão.

Estudo de Remuneração Page Executive 2022

Conheça as últimas tendências salariais em cargos executivos

Ver agora

Tendências executivas Board Members

Conheça as tendências da região sobre os membros de Conselhos que lideram as organizações

Baixar o conteúdo

A Trajetória dos CEOs no Brasil

Se deseja saber como se tornar um diretor executivo, leia nosso e-Book

Clique aqui

8 Executive Trends 2022

Descubra as principais tendências executivas a nível global e local

Leia a gora

Contate-nos

Vamos falar sobre o futuro da sua organização e/ou carreira

Contate-nos