plano-de-sucessao

É impossível saber o que o futuro nos reserva, mas nunca custa ser cauteloso. As empresas que são capazes de planejar além do imediato estão mais bem preparadas para os desafios que o futuro pode trazer. É em situações inesperadas que ter um plano de sucessão, pode fazer toda a diferença.

Há duas variantes que contribuem para dar mais peso ao plano de sucessão: por um lado, a escassez de profissionais especializados, por outro lado, as taxas de rotatividade dos colaboradores. Assim, sabendo que mesmo os melhores talentos sairão um dia e que é difícil substituir um executivo, uma opção mais do que interessante é recrutar candidatos com potencial médio e sênior que possam estar prontos para assumir posições de liderança em um, dois ou três anos.

“Uma das principais ferramentas que as organizações podem utilizar para reter seus talentos é fazê-los saber que fazem parte do planejamento de sucessão da organização. Mais importante do que a mera presença nesse planejamento, é que o executivo entenda muito bem quais objetivos devem ser alcançados e qual o prazo para a sucessão. Isso alivia, em muito, a tensão da espera e tangibiliza os entregáveis, para que a próxima cadeira fique mais palpável. Um plano de sucessão bem concebido, ajuda o executivo a se conhecer melhor, desenvolver-se e comprometer-se com a organização noa longo prazo”. Thiago Gaudencio – Associate Manager Page Executive, Brasil.

plano-de-sucessao

Prós e contras dos planos de sucessão

É evidente que substituir um executivo por um talento que já faz parte da empresa tem seu lado negativo. Com a promoção interna, outro cargo fica vago, portanto, você ainda está recrutando um colaborador. Mas geralmente é mais fácil contratar um cargo de nível médio do que alguém da C-suíte.

Pelo contrário, os aspectos positivos de se ter um plano de sucessão incluem o aumento da produtividade e da fidelidade dos colaboradores, pois a possibilidade de crescer na empresa onde se trabalha é sempre apreciada e estimulante. Portanto, ter este tipo de programa é essencial para reter talentos com potencial, que são os mais rápidos para buscar outras oportunidades e os mais caros para substituir.

“O planejamento sucessório serve não somente para reter talentos, mas, principalmente, para alicerçar o planejamento estratégico da empresa em consonância com as carreiras de seus principais executivos. Quando realizado da maneira correta, com auxílio de uma boa ferramenta de assessment e plano de desenvolvimento individual dos executivos, tem-se o melhor alinhamento entre as competências dos profissionais e os desafios que a companhia terá no futuro.” Thiago Gaudencio – Associate Manager Page Executive, Brasil.

Ler mais sobre o tema

Se você se interessou neste artigo, sugerimos que leia nosso e-book 8 Executive Trends, no qual nos aprofundamos mais sobre planos de sucessão. Além disso, analisamos outros tópicos, tais como:

  • A relação entre finanças e ESG,
  • Diversidade e Inclusão,
  • CHRO no mundo híbrido,
  • O papel do Diretor Geral de Sustentabilidade,
  • CIO e a estratégia digital,
  • A importância da idade para ser C-level,
  • Pessoas com deficiência no local de trabalho, e
  • Planejamento de sucessão.

Estudo de Remuneração Page Executive 2022

Conheça as últimas tendências salariais em cargos executivos

Ver agora

Tendências executivas Board Members

Conheça as tendências da região sobre os membros de Conselhos que lideram as organizações

Baixar o conteúdo

A Trajetória dos CEOs no Brasil

Se deseja saber como se tornar um diretor executivo, leia nosso e-Book

Clique aqui

8 Executive Trends 2022

Descubra as principais tendências executivas a nível global e local

Leia a gora

Contate-nos

Vamos falar sobre o futuro da sua organização e/ou carreira

Contate-nos