diversidade e inclusao corporativa

Cada vez mais as pessoas falam da diversidade e inclusão (também conhecida como D&I). A verdade é que D&I é um conceito que abrange uma ampla gama de características, algumas mais visíveis, tais como gênero, situação de deficiência ou raça, e outras menos, como a sexualidade. É claro que a visibilidade, ou falta dela, não deveria ser algo que nos preocupa, mas, infelizmente, há organizações que querem uma solução rápida em termos de recrutamento, e resolvem isso através de cotas de diversidade, concentrando-se apenas no que é "visível" e não no que realmente importa: que todos nós sejamos incluídos.

Entretanto, as empresas que optam por ir além disso e contratar de forma verdadeiramente inclusiva tendem a ter melhores resultados em termos de desempenho de talentos e métricas internas, pois a amplitude de perspectivas e habilidades ajuda as equipes a serem mais criativas, adaptativas e tolerantes. Além disso, ter políticas inclusivas em vigor fomenta a lealdade e o compromisso dos colaboradores com a organização.

“Ter políticas de D&I claras e transparentes estabelece um compromisso real com os direitos das pessoas, especialmente das minorias, permitindo que os colaboradores conectem seus valores, crenças e expectativas com os da empresa, gerando, assim, um maior comprometimento.” Mauricio Aguinaga – Principal Page Executive México

diversidade e inclusao corporativa

Apoiar a diversidade e inclusão para atrair e reter o talento jovem

As novas gerações –millennials e centennials– prestam maior atenção aos valores de paridade e equidade, sejam eles clientes ou candidatos, é aconselhável que as suas prioridades sejam ouvidas, pois eles são os talentos que representam a maior porcentagem da população atual. Consequentemente, os líderes que pensam no futuro devem ser capazes de entender que a diversidade e a inclusão implicam em uma mudança importante na mentalidade e na cultura da empresa, resultando em colaboradores que se sentem ouvidos e valorizados.

É claro que essas mudanças não podem ser feitas da noite para o dia, mas as empresas devem investir tempo e atenção na compreensão da base demográfica de seus colaboradores e na educação de todos os níveis da organização sobre o que realmente significa inclusão, desafiando os preconceitos que alguns possam ter.

“Converter preconceitos inconscientes em inclusão consciente é um dos deveres mais importantes dos líderes da empresa em suas equipes, pois isso permitirá que cada pessoa de sua equipe tenha um melhor desempenho, integrando, fortalecendo e potencializando as capacidades de suas equipes diversas.” Mauricio Aguinaga – Principal Page Executive México

Leia mais sobre o assunto

Se você se interessou neste artigo, sugerimos que leia nosso e-book 8 Executive Trends, no qual aprofundamos sobre a importância de reconhecer a diversidade e fomentar comportamentos inclusivos em meios empresariais. Além disso, analisamos outros tópicos, tais como:

  • A relação entre finanças e ESG;
  • CHRO no mundo híbrido;
  • O papel do Diretor Geral de Sustentabilidade;
  • CIO e a estratégia digital;
  • A importância da idade para ser C-level;
  • Pessoas com deficiência no local de trabalho;
  • Planejamento de sucessão.

Estudo de Remuneração Page Executive 2022

Conheça as últimas tendências salariais em cargos executivos

Ver agora

Tendências executivas Board Members

Conheça as tendências da região sobre os membros de Conselhos que lideram as organizações

Baixar o conteúdo

A Trajetória dos CEOs no Brasil

Se deseja saber como se tornar um diretor executivo, leia nosso e-Book

Clique aqui

8 Executive Trends 2022

Descubra as principais tendências executivas a nível global e local

Leia a gora

Contate-nos

Vamos falar sobre o futuro da sua organização e/ou carreira

Contate-nos