a-digitalizacao-uma-viagem-de-ida

Se existe uma tendência constante, que tem aumentado seu ritmo desde o início da década, é a digitalização. Hoje em dia, estamos a apenas um clique ou um aplicativo de fazer quase tudo o que precisamos fazer. Não é mais necessário ir ao caixa do banco para pagar as contas, ou ficar na fila do supermercado para fazer compras. Até mesmo no local de trabalho, as entrevistas dos candidatos são frequentemente feitas por videochamada e os processos de recrutamento e seleção se tornaram 100% remotos... Você já pensou em quantos novos contratos foram fechados durante a pandemia, sob esta modalidade?

Não deveríamos estranhar, então, que, diante desta situação, haja um cargo na C-Suíte que vem ganhando importância. Sim, estamos falando do Diretor de TI, também conhecido como CIO. Tradicionalmente, esta posição costumava ser ocupada por pessoas de áreas ligadas à tecnologia, como TI ou P&D, mas nos últimos anos, profissionais de outros setores, tais como marketing, finanças e recursos humanos, começaram a fazer avanços nesta posição.

"Embora outras áreas estejam ganhando terreno no campo da digitalização e tecnologias da informação, em muitos países, como a Colômbia, foi identificado que a engenharia de sistemas ou outras profissões STEM (acrônimo em inglês que se refere a Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) ainda são predominantes para o papel do CIO. A experiência prévia nestes cargos também tende a ser um fator determinante quando se trata de selecionar este executivo". Diego Monroy - Consultor Page Executive, Colômbia.

a-digitalizacao-uma-viagem-de-ida

O que faz um CIO?

Não há dúvida de que uma das principais funções de um CIO é inovar. Através de sua estratégia digital, um Diretor de TI deve ser capaz de impulsionar as empresas, aproximá-las do futuro e experimentar novas maneiras de lidar com os desafios técnicos que surgem. Entretanto, isto não termina aqui, pois outra tarefa extremamente importante deste executivo é a de persuadir.

Há uma noção generalizada de que o novo significa progresso, mas quando esse avanço afeta a maneira como você trabalha, nem sempre é tão bem-vindo. A mudança tem duas faces, é fascinante, mas ao mesmo tempo desconcertante, e o papel do CIO é o de trazer calma e assegurar que sua estratégia digital e as modificações que ela implica sejam para o benefício de todos. Digamos que é uma posição que tem muito a ver com a gestão da mudança, pois é neste ponto que a capacidade de convencer e negociar se tornam soft skills essenciais.

"Normalmente, o CIO é contratado para liderar a estratégia tecnológica, digital e de dados da empresa. As definições estratégicas nestes três pilares quase sempre geram atrito dentro da empresa, porque o que se pretende é uma transformação na forma como as ações têm sido tradicionalmente executadas no negócio, e qualquer mudança gera uma reação. O ideal é que as propostas do CIO sejam bem aceitas, ou seja, que as pessoas que compõem a organização acreditem neste líder, o acompanhem e executem seu plano. É por isso que o CIO deve ter a capacidade de persuadir, assim como ganhar credibilidade e gerar confiança, para que a organização possa avançar com a mudança e levar a empresa para o próximo nível.” Diego Monroy - Consultant Page Executive, Colômbia.

Leia mais sobre o assunto

Se você se interessou neste artigo, sugerimos que leia nosso e-book8 Executive Trends, no qual nos aprofundamos mais sobre o papel do CIO na digitalização das empresas. Além disso, analisamos outros tópicos, tais como:

  • A relação entre finanças e ESG;
  • Diversidade e Inclusão;
  • CHRO no mundo híbrido;
  • O papel do Diretor Geral de Sustentabilidade;
  • CIO e a estratégia digital;
  • A importância da idade para ser C-level;
  • Pessoas com deficiência no local de trabalho, e
  • Planejamento de sucessão.

Estudo de Remuneração Page Executive 2022

Conheça as últimas tendências salariais em cargos executivos

Ver agora

Estudo de Remuneração Board Members

Conheça as tendências da região sobre os membros de Conselhos que lideram as organizações

Baixar o conteúdo

A Trajetória dos CEOs no Brasil

Se deseja saber como se tornar um diretor executivo, leia nosso e-Book

Clique aqui

8 Executive Trends 2022

Descubra as principais tendências executivas a nível global e local

Leia a gora

Contate-nos

Vamos falar sobre o futuro da sua organização e/ou carreira

Contate-nos